Roraima vive eleição suplementar histórica para escolher novo governador
Boa Vista (RR) – No último dia 21 de junho, os eleitores de Roraima participaram de uma eleição suplementar para os cargos de governador e vice-governador do estado. O pleito foi convocado após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a cassação dos mandatos da chapa eleita em 2022 por abuso de poder político e econômico.
A eleição foi considerada um dos acontecimentos políticos mais importantes da história recente de Roraima. Mais de 384 mil eleitores estiveram aptos a votar em todo o estado para escolher quem comandará o Poder Executivo até janeiro de 2027.
Três chapas disputaram o governo estadual: Arthur Henrique e Subtenente Velton (PL), Soldado Sampaio e Tayla Peres (Republicanos), além de Frank e Barto Makuxi (PT). A campanha eleitoral foi marcada por debates sobre desenvolvimento econômico, geração de empregos, infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.
De acordo com a apuração divulgada após a votação, Arthur Henrique recebeu 160.004 votos, correspondendo a 60,87% dos votos válidos, tornando-se o candidato mais votado da eleição suplementar. Entretanto, questões jurídicas relacionadas ao registro da candidatura ainda deverão ser analisadas pela Justiça Eleitoral.
A realização da eleição exigiu uma grande operação logística coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, garantindo que eleitores de todos os municípios pudessem exercer o direito ao voto com segurança e transparência.
Para especialistas, a eleição suplementar representa um momento decisivo para a democracia roraimense, reforçando o papel da Justiça Eleitoral na fiscalização do processo democrático e na garantia da legitimidade dos mandatos públicos.
Redação Liberdade Notícias